Neste mês de fevereiro, o Alfabantu quer propor uma reflexão sobre a importância do carnaval na infância a educadores, professores e a todos que veem as crianças como produtoras de culturas infantis. Trabalhar com a cultura popular ainda é um desafio, mas também pode ser uma oportunidade de pensar novas maneiras de ensinar e aprender sobre essa festa que mexe com a criatividade e a imaginação.
A infância é a fase em que as crianças podem viver a brincadeira de maneira plena na dimensão pessoal e coletiva. Nesse sentido,a escola é um espaço no qual elas podem pular o carnaval como brincantes que “colocam a mão na massa”. Pesquisar, criar, experimentar e fazer suas próprias fantasias, enfeites, personagens, brinquedos são apenas algumas das possibilidades de vivenciar os preparativos do carnaval na escola.
Para que as crianças compreendam a importância dessa festa é fundamental contar com a participação dos educadores de todas as áreas do conhecimento, uma vez que serão trabalhadas temáticas que vão de linguagens as expressões corporais. Propor uma abordagem multidisciplinar, além de mobilizar diferentes conhecimentos pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Como a escola é um espaço de educação formal, é importante que o carnaval não seja encarado apenas como mais um evento no calendário escolar, mas como uma manifestação artística e cultural que tem raízes na cultura afro-brasileira e no sincretismo religioso. Além disso,é uma ótima oportunidade para aproximar a família e a comunidade da escola,expondo o resultado das produções artísticas realizadas pelas crianças a seus pais, professores e familiares.
Outra maneira de brincar o carnaval na infância é participando de algum bloquinho de rua voltado para esse público. O carnaval contemporâneo tem oferecido programações especiais para as crianças.Os bloquinhos tendem a proporcionar experiências auditivas, sensoriais e espaciais diferentes das experimentadas na escola, por exemplo, pois o espaço agora é a rua, ou seja, um local aberto, público, democrático e de grande movimentação.
Porém, uma característica importante dos bloquinhos infantis de rua é a quantidade de público, em geral, são mais vazios, o que garante um maior cuidado com os pequenos. Outra característica interessante desses blocos carnavalescos são os bonitos encontros geracionais que ocorrem,uma vez que toda a família se reúne para brincar, pais, filhos, tios, sobrinhos, avôs…Sem contar que a criança tem a oportunidade de socializar com outras crianças, interagir e fazer novas amizades.
Ao longo da história, o carnaval foi de uma festa pagã à manifestação artística e cultural que se ressignificou com a colaboração de povos de diversas culturas. Essa festa sem limites para criatividade deve ser apresentada às crianças ainda na infância para que compreendam que a folia, o brincar e a cultura popular pertencem a elas e que só elas, como produtoras de culturas infantis podem dar novos sentidos a essa festa.